Cisto na mama – o que é e quando é preocupante?

cistonamama-drastephanye

Os cistos são estruturas que lembram “bexigas de água”, por vezes eles são diagnosticados na palpação das mamas, porém na grande maioria dos casos são completamente assintomáticos.

Eles são mais comuns durante o período de vida fértil da mulher, porém também podem surgir em mulheres na pós menopausa em uso de terapia de reposição hormonal. Isso ocorre porque o surgimento deles parece estar intimamente relacionado com a flutuação hormonal típica do ciclo ovulatório.

A menarca (1a menstruação) e a menopausa tardia (última menstruação), redução do número de filhos e primeira gestação ocorrendo mais tarde, faz com que a mulher moderna esteja exposta aos hormônios femininos por um tempo mais prolongado, o que pode estar associado ao aparecimento mais frequentes dos cistos.

Os cistos podem ser palpáveis e confundidos com os nódulos, exigindo assim uma investigação por parte do profissional da saúde. Porém a maioria das mulheres terá o diagnóstico dos cistos a partir de ultrassonografias e mamografias realizadas de rotina.

Se isso acontecer com você não se desespere, trata-se de uma das condições mais comuns da mastologia.

Procure um especialista para receber as orientações adequadas.

Os cistos não são indicativos de cirurgia e a punção deve ser reservada para os casos de crescimento mais intenso ou doloroso. Eles também não aumentam o risco de câncer de mama ou de outras doenças mamárias.

Ao identificar qualquer alteração nas mamas, procure um especialista. Apenas com uma avaliação completa e exames complementares podemos realizar um acompanhamento seguro e tranquilo.

 

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com suas amigas e me siga nas redes socias que tem muito mais por lá!

Até mais!