Especialidades

O universo feminino é imenso, e cada fase demanda um olhar específico.

Ginecologia

Métodos contraceptivos

Os métodos contraceptivos são recursos que possibilitam a mulher escolher quando e se ela deseja engravidar em determinado momento da sua vida. A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais famosos, porém existem opções que se adequam a realidade e história de cada uma de nós. Métodos hormonais e não hormonais, pílulas, Dispositivos intrauterinos (DIUs), Implantes e o próprio preservativo, são alguns deles.

CIRURGIAS

A cirurgia ginecológica é uma modalidade de tratamento para algumas condições ginecológicas, como miomas uterinos, cistos de ovários e pólipos endometriais. Ela pode ser considerada em casos de manutenção dos sintomas, mesmo após o tratamento medicamentoso e conservador ou para casos em que não existe esse tipo de tratamento disponível. As cirurgias podem ser realizadas por via aberta, com cortes na barriga; via vaginal ou por videolaparoscopia, também conhecida como cirurgia minimamente invasiva.

MENOPAUSA

Após a mulher completar um ano sem menstruação, definimos que a data do último ciclo foi o momento da menopausa. A média de idade em que isso acontece é de 51 anos, ou seja, a mulher passa grande parte da sua vida na pós-menopausa e é por esse motivo que essa fase demanda tanto acompanhamento e cuidado. Os sintomas podem ser variados, desde calorão, até insônia e irritabilidade, mas hoje em dia temos diversos recursos e tratamentos para tornar essa fase mais leve e tranquila.

MASTOLOGIA

CISTOS

Os cistos são estruturas que lembram “bexigas de água” e são bastante comuns em mulheres durante a idade fértil. Na sua maioria são considerados simples e completamente benignos, não aumentam o risco de câncer de mama e também não se transformam em doenças malignas, muitas vezes estão associados à flutuação hormonal típica do ciclo menstrual feminino.

Nódulos mamários

O nódulo mamário é a queixa número um do consultório do mastologista, isso porque a ocorrência deles é bastante comum nas mulheres em idade fértil. Em 75% dos casos eles são benignos, sendo o fibroadenoma o tipo mais comum. Mas independente disso todos os nódulos mamários, grandes e pequenos devem ser sempre avaliados pelo especialista assim que identificados.

Câncer de mama

O câncer de mama é a segunda neoplasia mais recorrente entre as mulheres no Brasil e no mundo. Apesar da palavra câncer ser muitas vezes assustadora, o câncer de mama possui cura e tratamento e quanto antes diagnosticado, melhor. Com o avanço da tecnologia, hoje sabemos que a neoplasia de mama possui diversos subgrupos e cada um deles demanda um cuidado e acompanhamento diferentes.