Nódulo de mama é tumor? Conheça os sintomas e tipos.

nodulonamama

Um dos maiores medos da mulher é encontrar um nódulo na mama, mas calma! Vem entender um pouco melhor sobre esse tema comigo!

Os nódulos mamários são toda e qualquer “bolinha” identificada na mama, em alguns lugares podemos encontrar o nome tumor para descrever esse achado, e saiba que isso não é sinônimo de malignidade.

Os tumores são aglomerados de células que acabam por formar uma estrutura que pode ser sólida ou cística, maligna ou benigna.

No caso da mama, felizmente, 75% dos nódulos identificados são benignos e a grande maioria não exigirá nenhum tratamento complementar, apenas a observação e o seguimento com o mastologista.

Apesar disso é muito importante que ao identificar uma nodulação a mulher procure a avaliação do especialista, apenas dessa forma podemos realizar um diagnóstico adequado e afastar qualquer chance de malignidade.

 

Fibroadenoma

O fibroadenoma é o tipo de nódulo mamário mais comum, contando com características benignas, ele é mais frequente entre os 15 e 35 anos. Os fibroadenomas podem ser únicos ou múltiplos, existem em apenas um dos lados ou até mesmo nas duas mamas.

A presença do fibroadenoma não gera dor mamária, por esse motivo as vezes ele acaba passando despercebido. O exame clínico completo das mamas, associado à ultrassonografia são necessários e nos fornecem informações importantes para um diagnóstico confiável; em casos específicos a biópsia da mama pode ser realizada

Esses nódulos possuem o crescimento limitado e normalmente crescem até 2 cm, a presença deles não contraindica o uso de terapia de reposição hormonal ou métodos contraceptivos.

Até o momento não existe um medicamento específico que impeça o crescimento ou promova a redução dos nódulos e na maioria dos casos o acompanhamento rotineiro é o suficiente. Vale lembrar que a presença desse nódulo não aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de mama e também não se transforma em nenhuma doença maligna.

A cirurgia de retirada é restrita para casos em que há crescimento ou quando a presença do nódulo provoque distorção ou assimetria mamária.

 

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com suas amigas e me siga nas redes socias que tem muito mais por lá!

Até mais!